Outsourcing

O conceito do outsourcing terá surgido nos anos 60 com alguma empresas de base tecnológica. Porém, só mais tarde em 1989, quando a KODAK contratou a subsidiária da IBM a ISSC é que se deu o verdadeiro impulso ao outsourcing.

Outsourcing é o uso estratégico de recursos externos para a realização de atividades tradicionalmente realizadas pelos recursos e equipes internos. A expressão tercerização também pode ser usada, sendo que esta é uma tradução livre de outsourcing, mas que em Portugal não corresponde inteiramente a realidade de uso.

De modo geral, em Portugal, o termo outsourcing está mais relacionada à gestão estratégica, seja de tecnologia ou qualquer outro serviço. A mão-de-obra também faz parte do outsourcing, mas não da mesma forma como na até então já bem conhecida terceirização de pessoal, onde o trabalho sempre fora puramente "braçal" com pouco uso de tecnologia.

Exemplo de outsourcing: gerenciamento de redes de computadores, gerenciamento de equipamentos de impressão de documentos, gestão de segurança corporativa e outros serviços que necessitem de equipamentos, know-how e mão-de-obra especializada.
Exemplo de tercerização: trabalhos como faxina, portaria e segurança que quase sempre não requerem conhecimentos técnicos específicos e são comumente conhecidos como serviços tercerizados.

Em Portugal, por seu lado, o termo outsourcing tem um significado mais próximo do seu significado original e é utilizado para designar o recurso ao exterior da organização de recursos que não possui internamente.

Benefícios:

  • Acessos a novos recursos humanos e tecnologia;
  • Maior visibilidade dos custos;
  • Controle claro e objetivo de cronogramas;
  • Objetividade na negociação;
  • Transferência do risco de parte da atividade para terceiros
  • Acesso a um serviço mais especializado;
  • Possibilidade de prescindir de recursos não justificados em algumas Pequenas ou Médias Empresas PME's;
  • Potenciais ganhos derivados da economia de escala que resultam da empresa subcontratada poder aceder a um agregado de empresas, optimizando os custos e serviços.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org

Destaques